Você que já iniciou sua jornada pelo mundo da atuação e deseja migrar para o audiovisual, que tal entender as diferenças entre essas linguagens, enquanto desenvolve uma presença autêntica diante das câmeras e ainda acumula horas que poderão se somar à sua solicitação de registro profissional (DRT) junto ao SATED?
Neste curso semestral, você vai conhecer as principais ferramentas do processo criativo do ator realista, praticar técnicas consagradas e compreender como funciona a construção de personagens no audiovisual, da leitura do roteiro ao momento da filmagem.
Vamos percorrer um trajeto iniciado no legado de Konstantin Stanislavski e compreender os princípios do realismo que tanto influenciaram a atuação moderna para, a partir dessa base, explorar as contribuições de mestres como Lee Strasberg, Stella Adler e Sanford Meisner, com exercícios práticos de escuta, subtexto, circunstância e imaginação ativa.
A interligação entre as metodologias será sempre fluida e viva, sem saltar de uma técnica para outra, mas costurando os princípios de cada abordagem por meio da prática contínua, dentro das cenas e das relações. Sempre que possível, exercícios anteriores serão revisitados sob novos contextos e desafios, reforçando a evolução de cada participante.
A gravação de cenas ao longo do percurso vai servir de motivação criativa e métrica concreta do desenvolvimento técnico e emocional de cada aluno, enquanto se vivencia a prática em set de filmagem, compreende os papéis técnicos da equipe, a relação com câmera, luz, som. E, no final, tido isso se materializa em um portfólio gravado, contendo esquetes, monólogos e cenas.
Abordagem Integrada e Prática
🔸 Núcleo 1: A Verdade como Ação
✓ O que é verdade cênica e como reconhecê-la no outro
✓ Ações físicas e escuta sensível como motores da cena
✓ Exercícios de atenção plena e resposta espontânea
✓ Circunstâncias dadas e objetivos: criando urgência na cena
✓ Exercício da “porta”: impulsos, obstáculos e presença
🔸 Núcleo 2: Imaginação Ativa e Subtexto
✓ Imaginação como músculo criativo: evocação, contraste, contradição
✓ Objetos significativos e relações silenciosas
✓ Subtexto: o que não é dito e se revela no corpo
✓ Criação de atmosfera interior: “o que estou sentindo sem saber?”
✓ Improvisações dirigidas com foco em impulsos e ritmo interno
🔸 Núcleo 3: Relação e Escuta em Cena
✓ Escuta afetiva e escuta objetiva: responder ao outro sem antecipar
✓ Exercício da “repetição” adaptado para o audiovisual
✓ Desconstrução do “querer atuar”: cena como reação e não performance
✓ Jogo das intenções escondidas: o subtexto como ação emocional
✓ Verdade compartilhada como construção relacional
🔸 Núcleo 4: Construção de Personagem e Roteiro
✓ Do roteiro à encarnação: desdobrando a ação dramática
✓ Linha de ação: o que meu personagem quer em cada momento?
✓ A biografia como motor emocional: o que ele já viveu antes da cena?
✓ Análise ativa de cenas: marcação, ritmo e pausa
✓ Criação de partituras emocionais para cenas realistas
🔸 Núcleo 5: Frente à Câmera – Técnica e Continuidade
✓ Presença ajustada ao enquadramento: sutileza e contenção
✓ Relação com a câmera: para quem eu estou dizendo isso?
✓ Continuidade de intenção, marca e tom em múltiplas tomadas
✓ Ensaios gravados e cenas com diferentes direções de abordagem
✓ Criação de portfólio com cenas autorais ou roteiros adaptados
METODOLOGIA
✓ 100% prática desde a primeira aula
✓ Cenas reais desde a primeira semana, com material individualizado
✓ Aulas em estúdio com gravações constantes e feedback técnico-artístico
✓ Integração entre métodos (Stanislavski, Strasberg , Adler, Meisner) por temas, não por escola
✓ Ênfase na preparação para mercado, testes e casting com autenticidade
PÚBLICO-ALVO
✓ Atores iniciantes que já tiveram alguma introdução ao teatro e desejam atuar no audiovisual;
✓ Estudantes de cinema, artes cênicas ou comunicação que buscam desenvolver naturalismo e escuta cênica;
✓ Não-atores interessados em vivenciar um percurso técnico e criativo de construção de personagem para câmera;
✓ Profissionais de outras áreas artísticas (dança, música, performance) que desejam flertar com a linguagem do realismo como porta de entrada para o cinema;
✓ Pessoas que buscam construir um portfólio consistente com cenas gravadas, orientadas artisticamente e tecnicamente.
NOSSA EQUIPE