ATUAÇÃO PARA CÂMERA

Módulo Base:

Realismo e presença em frente às câmeras

Você que já iniciou sua jornada pelo mundo da atuação e deseja migrar para o audiovisual, que tal entender as diferenças entre essas linguagens, enquanto desenvolve uma presença autêntica diante das câmeras e ainda acumula horas que poderão se somar à sua solicitação de registro profissional (DRT) junto ao SATED?

Neste curso semestral, você vai conhecer as principais ferramentas do processo criativo do ator realista, praticar técnicas consagradas e compreender como funciona a construção de personagens no audiovisual, da leitura do roteiro ao momento da filmagem.

Vamos percorrer um trajeto iniciado no legado de Konstantin Stanislavski e compreender os princípios do realismo que tanto influenciaram a atuação moderna para, a partir dessa base, explorar as contribuições de mestres como Lee Strasberg, Stella Adler e Sanford Meisner, com exercícios práticos de escuta, subtexto, circunstância e imaginação ativa.

A interligação entre as metodologias será sempre fluida e viva, sem saltar de uma técnica para outra, mas costurando os princípios de cada abordagem por meio da prática contínua, dentro das cenas e das relações. Sempre que possível, exercícios anteriores serão revisitados sob novos contextos e desafios, reforçando a evolução de cada participante.

A gravação de cenas ao longo do percurso vai servir de motivação criativa e métrica concreta do desenvolvimento técnico e emocional de cada aluno, enquanto se vivencia a prática em set de filmagem, compreende os papéis técnicos da equipe, a relação com câmera, luz, som. E, no final, tido isso se materializa em um portfólio gravado, contendo esquetes, monólogos e cenas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Abordagem Integrada e Prática

🔸 Núcleo 1: A Verdade como Ação

✓   O que é verdade cênica e como reconhecê-la no outro
✓   Ações físicas e escuta sensível como motores da cena
✓   Exercícios de atenção plena e resposta espontânea
✓   Circunstâncias dadas e objetivos: criando urgência na cena
✓   Exercício da “porta”: impulsos, obstáculos e presença

🔸 Núcleo 2: Imaginação Ativa e Subtexto

✓   Imaginação como músculo criativo: evocação, contraste, contradição

✓   Objetos significativos e relações silenciosas
✓   Subtexto: o que não é dito e se revela no corpo
✓   Criação de atmosfera interior: “o que estou sentindo sem saber?”
✓   Improvisações dirigidas com foco em impulsos e ritmo interno

🔸 Núcleo 3: Relação e Escuta em Cena

✓   Escuta afetiva e escuta objetiva: responder ao outro sem antecipar
✓   Exercício da “repetição” adaptado para o audiovisual
✓   Desconstrução do “querer atuar”: cena como reação e não performance
✓   Jogo das intenções escondidas: o subtexto como ação emocional
✓   Verdade compartilhada como construção relacional

🔸 Núcleo 4: Construção de Personagem e Roteiro

✓   Do roteiro à encarnação: desdobrando a ação dramática
✓   Linha de ação: o que meu personagem quer em cada momento?
✓   A biografia como motor emocional: o que ele já viveu antes da cena?
✓   Análise ativa de cenas: marcação, ritmo e pausa
✓   Criação de partituras emocionais para cenas realistas

🔸 Núcleo 5: Frente à Câmera – Técnica e Continuidade

✓   Presença ajustada ao enquadramento: sutileza e contenção
✓   Relação com a câmera: para quem eu estou dizendo isso?
✓   Continuidade de intenção, marca e tom em múltiplas tomadas
✓   Ensaios gravados e cenas com diferentes direções de abordagem
✓   Criação de portfólio com cenas autorais ou roteiros adaptados

FOCO EM RESULTADOS

METODOLOGIA

✓   100% prática desde a primeira aula
✓   Cenas reais desde a primeira semana, com material individualizado
✓   Aulas em estúdio com gravações constantes e feedback técnico-artístico
✓   Integração entre métodos (Stanislavski, Strasberg , Adler, Meisner) por temas, não por escola
✓   Ênfase na preparação para mercado, testes e casting com autenticidade

PÚBLICO-ALVO

✓   Atores iniciantes que já tiveram alguma introdução ao teatro e desejam atuar no audiovisual;
✓   Estudantes de cinema, artes cênicas ou comunicação que buscam desenvolver naturalismo e escuta cênica;
✓   Não-atores interessados em vivenciar um percurso técnico e criativo de construção de personagem para câmera;
✓   Profissionais de outras áreas artísticas (dança, música, performance) que desejam flertar com a linguagem do realismo como porta de entrada para o cinema;
✓   Pessoas que buscam construir um portfólio consistente com cenas gravadas, orientadas artisticamente e tecnicamente.

      NOSSA EQUIPE

  • Alec Gonzales (DRT 0059953/SP | ANCINE 62380): Dramaturgo, cineasta e preparador de elenco;
  • Chicó Ferreira (DRT 21627/SP): Ator, diretor e preparador de elenco;
  • Vânia Gonçalves (DRT 26180/SP): Atriz e diretora.

Sonhando roteiros e roterizando sonhos!