Siliano de Souza, um guerreiro do Downhill

Scroll down for English
O atleta Siliano de Souza, natural de Monte Verde-MG, é mais um dos guerreiros que ajudam a manter o MTB Downhill em pé no Brasil. Por ser uma modalidade muito cara, poucos são os que conseguem ficar na ativa em alto nível, disputando competições por muitos anos.

No último final de semana Siliano esteve em Sapiranga-RS, onde foi disputado o Campeonato Panamericano na categoria elite e, para isso, contou com o patrocínio da Academia Move Monte VerdeA prova foi disputada no famoso Morro Ferrabraz, na Villa Paiva, pico tradicional de diversos esportes de aventura na região. Choveu muito nos dias anteriores à prova e a trilha ficou indomável mas, ainda assim, o atleta mineiro conseguiu a 19º colocação da Categoria Elite entre dezenas de pilotos profissionais de diversas nacionalidades. Você confere alguns trechos da descida com a gente ao som de La Riveria da Rima, banda da programação Central Station.

Siliano de Souza, também conhecido por ser  o campeão brasileiro Sub 30 CBMTB, campeão da Liga de Downhill categoria elite e por ter estado duas vezes entre os dez melhores da Descida das Escadas de Santos é treinado por Joselito Cardoso Damião, um dinossauro da modalidade no Brasil.

Mountain Bike Downhill

O Downhill é vertente mais radical do Mountain Bike. O atleta deve descer a trilha, montanha abaixo, superando todo tipo de obstáculo; como rampas, gaps e rock gardens, em trechos extremamente inclinados, no menor tempo possível. Cada piloto faz sua descida individualmente, com seu tempo cronometrado, e ao final quem tiver o menor tempo é o vencedor. É considerado a Fórmula 1 da modalidade, já que as bikes são as que possuem a maior e mais avançada tecnologia. Você pode acompanhar as provas mais importantes do Mundo ao vivo no Red Bull TV.

Siliano de Souza is one of the Brazilian Downhill warriors. As it is a very expensive modality, only a few athletes are able to stay active at a high level and keep competing for many years. Sponsored by Move Monte Verde he went to Sapiranga-RS the last weekend in September, where the Pan American Championship was held, as you can see on the video to the sound of La Riveria da Rima, one of the bands that play on Central Station radio shows.

The race took place at the famous Morro Ferrabraz, in Villa Paiva, a traditional peak for several adventure sports in the area, and the Brazilian athlete achieved the 19th position in the elite category. Siliano is also a very well known biker for his many other achievements, such as winning the CBMTB championship and being twice among the top ten in the Santos Stairs Downhill Race and is coached by Joselito Cardoso Damião.

Grafir Jr

Grafir Jr

É esportista de aventura desde a década de 1980, sendo também jornalista do segmento. Iniciou no Mountain Bike participando das modalidades XCO, XCM e Downhill, que é sua paixão. Também é praticante de Trekking, Rapel, Alpinismo, Rafting e Bodyboarding, entre outros. Como jornalista, atuou como editor de esportes nos jornais Cidade e Estância, em Salto-SP.

Compartilhe / Share!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email