Você que já iniciou sua jornada pelo mundo da atuação e deseja migrar para o audiovisual, que tal entender as diferenças entre essas linguagens, desenvolver uma presença autêntica diante das câmeras e ainda acumular horas comprovadas que poderão fortalecer sua solicitação de registro profissional (DRT) junto ao SATED?
Neste curso semestral, você vai conhecer as principais ferramentas do processo criativo do ator realista, praticar técnicas consagradas e compreender como funciona a construção de personagens no audiovisual, da leitura de roteiro ao momento da filmagem.
Vamos percorrer um trajeto que tem início no legado de Konstantin Stanislavski, compreendendo os princípios do realismo que influenciaram profundamente a atuação moderna e, a partir dessa base, vamos explorar as contribuições de mestres como Lee Strasberg, Stella Adler e Sanford Meisner, com exercícios práticos que desenvolvem escuta, subtexto, circunstâncias e imaginação ativa.
A interligação entre as metodologias será sempre fluida e viva, sem saltar de uma técnica para outra, mas costurando os princípios de cada abordagem por meio da prática contínua, dentro das cenas e das relações. Sempre que possível, exercícios anteriores serão revisitados sob novos contextos e desafios, reforçando a evolução de cada participante.
A gravação de cenas ao longo do percurso vai servir de motivação criativa e métrica concreta do desenvolvimento técnico e emocional de cada aluno, enquanto se vivencia a prática em set de filmagem, compreende os papéis técnicos da equipe, a relação com câmera, luz, som. E, no final, tido isso se materializa em um portfólio gravado, contendo esquetes, monólogos e cenas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Abordagem Integrada e Prática
🔸 Núcleo 1: A Verdade como Ação
- O que é verdade cênica e como reconhecê-la no outro
- Ações físicas e escuta sensível como motores da cena
- Exercícios de atenção plena e resposta espontânea
- Circunstâncias dadas e objetivos: criando urgência na cena
- Exercício da “porta”: impulsos, obstáculos e presença
🔸 Núcleo 2: Imaginação Ativa e Subtexto
- Imaginação como músculo criativo: evocação, contraste, contradição
- Objetos significativos e relações silenciosas
- Subtexto: o que não é dito e se revela no corpo
- Criação de atmosfera interior: “o que estou sentindo sem saber?”
- Improvisações dirigidas com foco em impulsos e ritmo interno
🔸 Núcleo 3: Relação e Escuta em Cena
- Escuta afetiva e escuta objetiva: responder ao outro sem antecipar
- Exercício da “repetição” adaptado para o audiovisual
- Desconstrução do “querer atuar”: cena como reação e não performance
- Jogo das intenções escondidas: o subtexto como ação emocional
- Verdade compartilhada como construção relacional
🔸 Núcleo 4: Construção de Personagem e Roteiro
- Do roteiro à encarnação: desdobrando a ação dramática
- Linha de ação: o que meu personagem quer em cada momento?
- A biografia como motor emocional: o que ele já viveu antes da cena?
- Análise ativa de cenas: marcação, ritmo e pausa
- Criação de partituras emocionais para cenas realistas
🔸 Núcleo 5: Frente à Câmera – Técnica e Continuidade
- Presença ajustada ao enquadramento: sutileza e contenção
- Relação com a câmera: para quem eu estou dizendo isso?
- Continuidade de intenção, marca e tom em múltiplas tomadas
- Ensaios gravados e cenas com diferentes direções de abordagem
- Criação de portfólio com cenas autorais ou roteiros adaptados
METODOLOGIA
- 100% prática desde a primeira aula
- Cenas reais desde a primeira semana, com material individualizado
- Aulas em estúdio com gravações constantes e feedback técnico-artístico
- Integração entre métodos (Stanislavski, Strasberg , Adler, Meisner) por temas, não por escola
- Ênfase na preparação para mercado, testes e casting com autenticidade
PÚBLICO-ALVO
- Atores iniciantes que já tiveram alguma introdução ao teatro e desejam atuar no audiovisual;
- Estudantes de cinema, artes cênicas ou comunicação que buscam desenvolver naturalismo e escuta cênica;
- Não-atores interessados em vivenciar um percurso técnico e criativo de construção de personagem para câmera;
- Profissionais de outras áreas artísticas (dança, música, performance) que desejam flertar com a linguagem do realismo como porta de entrada para o cinema;
- Pessoas que buscam construir um portfólio consistente com cenas gravadas, orientadas artisticamente e tecnicamente.
NOSSA EQUIPE
- Alec Gonzales (DRT 0059953/SP | ANCINE 62380): Dramaturgo, cineasta e preparador de elenco;
- Chicó Ferreira (DRT 21627/SP): Ator, diretor e preparador de elenco;
- Vânia Gonçalves (DRT 26180/SP): Atriz e diretora.